16.8.07

CNN

Depois do surgimento da rede de televisão CNN qualquer acontecimento relevante, aconteça onde quer que seja, vira notícia em tempo real. Seus correspondentes espalhados por lugares inimagináveis transformaram o jeito de comunicar acontecimentos e fatos mundiais. Sem medo de contestação, a CNN pode afirmar eternamente que sozinha mudou o cenário das notícias na televisão. Hoje em dia a marca virou símbolo da globalização e da notícia ao vivo.
-
--
A história
A história da mais poderosa rede de televisão do mundo começou quando o empresário Ted Turner ficou surpreso com a falta de notícias nacionais disponíveis no mercado americano. Nesta época, os produtores das três principais redes americanas determinavam quando os americanos receberiam suas notícias. Foi pensando nisso, que em 1º de junho de 1980, a empresa Turner Broadcasting System, lançou um canal de televisão chamado CNN (Cable News Network) na cidade de Atlanta, estado da Geórgia. Resultado de uma fusão de novas tecnologias e da visão apurada de Ted Turner, a nova emissora, que custou US$ 40 milhões para ser colocada no ar, foi pioneira ao transmitir notícias 24 horas por dia, com reportagens ao vivo e análises, mudando para sempre a maneira de fazer jornalismo. Começou a ser um pouco conhecida quando muitos americanos sintonizaram a emissora pela primeira vez quando o ex-Beatle John Lenon levou um tiro em Nova York, exatamente seis meses após sua estréia. Os fãs, pelo menos aqueles nos 1.7 milhões de casas então capazes de receber o canal de notícias, descobriram que podiam obter atualizações sobre o trágico acontecimento sempre que quisessem. Para aqueles acostumados a receber notícias pela televisão somente quando as principais redes decidiam transmiti-las, aquilo se mostrou uma alegre e viciante descoberta. Porém, isso não foi o suficiente para colocar a CNN no mapa.
-
As despesas eram tão altas, que os tetos dos cenários, ás vezes caíam durante reportagens ao vivo. Os equipamentos baratos falhavam constantemente. A maioria dos telespectadores nem sabiam da existência da emissora. Mas tudo mudou conforme a CNN melhorou seus equipamentos e recursos técnicos, além de uma série de eventos que levaram-na a ter uma boa audiência como quando em 1981 transmitiu os reféns americanos sendo libertados pelos iranianos; ou quando um avião da Air Florida deslizou no gelado rio Potomac em Washington em 1982; ou ainda quando o ônibus espacial Chalenger explodiu sobre o estado da Flórida em 1986; mais e mais americanos sintonizaram a CNN e muitos descobriram uma fonte confiável de cobertura 24 horas das histórias e acontecimentos sobre os quais todos estavam falando. A grande afirmação da CNN ocorreu na década de 90. Desde a Guerra do Golfo, em 1991, virou sinônimo de notícia com sua ampla cobertura em pleno olho do furacão do conflito. Na época foi sintonizada por mais de 11 milhões de telespectadores. Nos recentes atentados contra o World Trade Center, as câmeras da rede foram as primeiras a enviar suas imagens impressionantes para o mundo, em um lance de rapidez que fez superar todas as expectativas de audiência. Ao longo dos anos, revolucionou a cobertura jornalística e testemunhou momentos históricos que marcaram a passagem do milênio. Fruto do sucesso expandiu-se em cinco novos canais e diversas plataformas como rádio Internet e celular.
-
-
A linha do tempo
1982
● CNN Headline News
, canal de notícias atualizado a cada 30 minutos, mostrando o que acontecia nos Estados Unidos e no mundo.
Neste mesmo ano foi lançada a CNN RADIO em língua inglesa. Atualmente a rádio é distribuída em quase 10 países, além dos Estados Unidos.
1985
● CNN International
, primeira televisão internacional 24 horas no ar, vista atualmente por 151 milhões de casas em 212 países.
1992
● CNN Airport Network
, um canal com cobertura exclusiva dos maiores aeroportos americanos voltado para os passageiros e turistas. É transmitido em mais de 42 aeroportos americanos, atingindo mais de 400 milhões de viajantes anualmente.
1993
● CNN en Español RADIO
, um canal de rádio em lingua espanhola lançado na Espanha e na América Latina.
1995
● CNNfn
, emissora que transmitia ao vivo notícias do mercado financeiro o dia todo, além de fornecer análises e debates sobre finanças e economia. Teve suas atividades encerradas em 2004 em virtude da baixa audiência. Somente o site CNN Money, lançado em 2001, continua no ar.
Neste mesmo ano foi lançado o site CNN.COM, que atualmente recebe mais de 50 milhões de visitas diariamente. Posteriormente foram introduzidas as versões: internacional em 1997, japonesa (CNN Japanese) em 2000 e árabe (CNN Arabic) em 2002.
1996
● CNN Sports Illustarted
, um canal que continha somente programação esportiva em parceria com a renomada revista Sports Illustrated. O canal foi desativado em 2002.
1997
● CNN en Español
, um canal que oferece notícias e informações em língua espanhola, com foco em um seleto público cujo idioma é o espanhol. Foi a primeira rede independente da CNN produzida com 24 horas de notícias em um idioma que não o inglês, sendo atualmente vista em mais de 14 milhões de casas na América Latina, e por uma audiência de 3.3 milhões nos Estados Unidos.
1999
● CNN Türk, versão turca do canal mais popular do mundo, transmitida exclusivamente na Turquia.
Neste mesmo ano foi lançado o CNN+ (CNN Plus) na Espanha, uma sociedade entre a Sogecable e a Turner Broadcasting. O slogan da rede é “Está pasando, lo estás viendo” (It's happening, you're watching it).
Também foi introduzido o CNN Mobile, primeiro serviço a disponibilizar notícias via telefone celular. Este serviço está disponível através de 38 operadoras de telefonia móvel em 30 países.
-
-
Presença global
A rede CNN mantém Bureau (como são conhecidos seus escritórios e sedes) em muitas cidades espalhadas pelos 5 continentes. Nos Estados Unidos, além de sua sede (headquarters) em Atlanta, possui escritórios enormes nas cidades de Boston, Chicago, Dallas, Los Angeles, Miami, New Orleans, New York City, San Francisco, Seattle e Washington, D.C. Vários outros escritórios estão espalhados pelo mundo como podemos ver na lista abaixo e no mapa.
-
● Amã, Jordânia (small bureau)
● Atenas, Grécia (small bureau)
● Bagdá, Iraque
● Bangkok, Tailândia
● Berlin, Alemanha
● Beijing, China
● Beirute, Líbano
● Bogotá, Colômbia (small bureau)
● Bruxelas, Bélgica (small bureau)
● Cidade do México, México
● Buenos Aires, Argentina
● Cairo, Egito
● Dubai, Emirados Árabes (large bureau)
● Frankfurt, Alemanha (small bureau)
● Havana, Cuba
● Hong Kong, China (Asian regional headquarters)
● Islamabad, Paquistão
● Istanbul, Turquia
● Jakarta, Indonésia
● Jerusalém, Israel
● Johanesburgo, África do Sul
● Lagos, Nigéria
● Londres, Inglaterra (European regional headquarters)
● Madri, Espanha
● Manila, Filipinas (small bureau)
● Moscou, Rússia
● Nairóbi, Quênia (small bureau)
● Nova Délhi, Índia
● Roma, Itália
● Rio de Janeiro, Brasil (small bureau)
● São Paulo, Brasil (small bureau)
● Seoul, Coréia do Sul
● Tóquio, Japão
-
-
-
A marca no mundo
Mundialmente a CNN está disponível para 2 bilhões de pessoas em mais de 210 países por meio de 38 satélites. A rede opera cerca de 42 escritórios (Bureau) mundiais, sendo 11 deles nos Estados Unidos, além de contar com 4 mil funcionários.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca CNN.
-

-

-

-
-
Você sabia?
A emissora, que pertence hoje em dia ao Grupo Time Warner, está disponível em mais de 90 milhões de lares somente nos Estados Unidos e em quase 890 mil quartos de hotéis.
A CNN é a rede de notícias número 1 do mundo, com 9 dos 10 mais bem classificados programas de notícias na televisão à cabo americana.
O site da CNN é o 71º mais visitado da Internet.
-
Visite: www.cnn.com