22.8.07

TOBLERONE

Não somente o sabor do chocolate suíço TOBLERONE é inconfundível. Seu formato e embalagem também o são, transformando-se em verdadeiros ícones da marca. Sua forma única e original, o caráter lúdico e despretensioso, e sua excepcional qualidade, transformaram o chocolate no mais conhecido do mundo. Dificilmente algum viajante não o tenha na lista de compras do Free Shop, onde TOBLERONE se transformou em um ícone.
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A história
Em 1867, Jean Tobler abriu um pequeno comércio, que vendia muitas guloseimas, entre elas chocolates, localizado na cidade de Berna na Suíça. A demanda pelos chocolates de Tobler era tão alta que em 1899 ele resolveu abrir sua própria fábrica, chamada Fabrique de Chocolat Berne, Tobler & Cie, juntamente com seus filhos. Em 1908, Thoedor Tobler, filho de Jean, e Emil Baumann, gerente de produção, e tio de Tobler, desenvolveram um chocolate único, com receita especial, formato e embalagem (amarela) triangular, chamado TOBLERONE. O nome TOBLERONE é a junção do sobrenome Tobler com a palavra italiana Torrone (TOBLER + TORRONE). O novo chocolate era composto de amêndoas da Califórnia, mel, leite fresco (quase exclusivamente da Suíça), e cacau proveniente de Gana, do Equador e da Costa do Marfim. No ano seguinte o chocolate se tornou o primeiro feito com amêndoas a ter a marca patenteada. Já na década de 20 o chocolate podia ser encontrado em inúmeros países ao redor do mundo. Nos dias de hoje, o chocolate é reconhecido como símbolo suíço e considerado um dos mais influentes do mundo em seu segmento.
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A linha do tempo
1969

Introduziu o inconfundível TOBLERONE meio amargo com embalagem preta, e conhecido como “Dark Toblerone”.
1973
Lançado no mercado suíço o TOBLERONE branco (embalagem branca).
1995
Introduzido no mercado o TOBLERONE Minis, bombons TOBLERONE recheados com pralinés pesando 12,5 gramas.
1996
● Introduzido o TOBLERONE azul (“Blue Toblerone”).
2001
Introduzido o TOBLERONE One By One, embalagem contendo triângulos de TOBLERONE, pesando 8,8 gramas e embalados individualmente.
2004
Introduzido o TOBLERONE One By One Varieties, embalagem contendo uma mistura de cinco sabores de TOBLERONE em embalagens pequenas e individuais.
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A forma única
Desde 1994 o formato triangular característico do chocolate TOBLERONE é protegido por lei, como marca registrada, assim como sua tradicional embalagem. E desde 1908, quando foi lançado no mercado, o chocolate e sua embalagem sofreram pequenas e quase imperceptíveis mudanças. Existem duas versões para o surgimento do formato do chocolate TOBLERONE.
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Versão1: O formato do chocolate fora inspirado na mais famosa e conhecida montanha da Suíça chamada Matterhorn, com 4.478 metros de altura. Tendo como inspiração a incomparável paisagem dos Alpes suíços, Tobler associou sua nova criação às tradições das montanhas suíças.
Versão2: Em uma de suas muitas viagens a cidade de Paris, Theodor Tobler sempre visitava os espetáculos no Folies Bergéres, conhecido teatro da cidade. As dançarinas sempre formavam uma pirâmide humana em seus números, muito semelhante ao formato de um triângulo, levando Tobler a criar um chocolate nessa mesma forma.
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A embalagem
Sofreu inúmeras modificações ao longo do tempo, começando em 1920, quando a águia contida na embalagem de TOBLERONE foi removida, em seu lugar foi inserido um urso. Dez anos depois, a águia volta a ser inserida na embalagem do produto, porém desta vez carregando uma bandeira com um T, inicial da palavra Tobler. O nome TOBLERONE passou a ser escrito em toda extensão da embalagem somente em 1970. Em 1987 o logotipo azul e branco de Tobler apareceu pela primeira vez na embalagem do produto. Em 2000, nova mudança, o logotipo de Tobler foi substituído por uma montanha (Matterhorn), cuja forma muito se assemelha ao formato triangular do chocolate.
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A marca no mundo
Vendido em mais de 120 países ao redor do mundo, tem seus maiores mercados na Suíça, Inglaterra e Austrália. Nove em cada dez chocolates TOBLERONE produzidos, exclusivamente na fábrica em Berna, uma das mais modernas do mundo, são exportados. Essa fábrica tem 300 empregados, vindos de 31 diferentes países. Em três turnos diários, eles produzem 24 horas por dia, o ano inteiro, os diferentes tipos de barras de chocolate da marca. A marca possui uma forte presença e imagem nos aeroportos de todo o mundo, tornando-se um ícone do Duty Free. Cerca de 20% das vendas de TOBLERONE provém dos chamados Free Shop.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca TOBLERONE.
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Você sabia?
Segundo dados divulgados pela empresa Kraft Foods, a TOBLERONE gasta anualmente mel produzido por 23.4 bilhões de abelhas mexicanas, leite fabricado por 10 mil vacas suíças e amêndoas de 40.563 amendoeiras localizadas na Califórnia. Quanto ao cacau, sua origem é um segredo.
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