O convencional seria enxergar o vídeo game como um brinquedo, logo voltado para crianças e adolescentes. Porém a marca PLAYSTATION é muito mais do que um vídeo game, é “puro entretenimento interativo”. É o futuro do entretenimento.
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A saga do console PLAYSTATION da Sony é a própria história, muito conturbada, da afirmação do CD-ROM no entretenimento doméstico. No começo a desconfiança era grande, pouca gente tinha e os preços eram altos. Tudo começou há muito tempo atrás, nos anos de ouro do Super Nintendo. Em 1988, a Sony firmou um contrato com a Nintendo para criar um leitor de CDs para o novo videogame de 16 bits. Chamado na época de Super Disc o console rodaria cartuchos de Super Nintendo e CDs de multimídia da Sony, além dos jogos criados pela Nintendo em CD. Mas o futuro reservava surpresa para as duas empresas. A Sony conseguiu o direito de ser a única distribuidora mundial oficial da plataforma, criada por Ken Kutaragi, além de ter todos os direitos sobre os kits de desenvolvimento. A Nintendo, famosa por querer controlar toda a produção, não gostou da notícia. Um dia depois do anúncio da Sony sobre o PLAYSTATION (o novo nome do Super Disc), a Nintendo foi a público para fazer seu próprio anúncio. Só que ao invés de confirmar o acordo com a Sony, comunicou que estava criando um leitor de CD para o seu videogame com a Phillips. Chegara a vez de a Sony se enfurecer.
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Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a Sony esperou até 1993 para anunciar o seu PLAYSTATION -X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos. Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, preparava-se para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente usado como jogo-propaganda para o lançamento do console. No dia 3 de dezembro de 1994, o PLAYSTATION foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais. O aparelho sumia rapidamente das lojas e foi considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995, o PLAYSTATION dá as caras na feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e rouba o show, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento americano. E assim, no dia 9 de setembro de 1995 a Sony levou às lojas seu novo console custando US$ 299. O primeiro PLAYSTATION ou PSX possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para controles joysticks. Depois disso, a história de sucesso da marca estava traçada. Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PLAYSTATION provaram ser tão ou mais poderosos quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história.
Então, após uma história tumultuada com a Nintendo, a Sony esperou até 1993 para anunciar o seu PLAYSTATION -X (o que explica a sigla PSX), uma versão atualizada do videogame de CD, agora com capacidades gráficas 3D e nenhuma ligação com a Nintendo. O design do videogame era simples, porém extremamente poderoso e elegante. Mas como a Atari e a 3DO provaram, hardware não salva uma plataforma, e a Sony precisava de software de qualidade para o PSX. E começou a corrida para seduzir os produtores de jogos. Com a compra da Psygnosis, uma empresa inglesa de software, e o suporte de mais de 250 empresas japonesas, preparava-se para produzir em larga escala o aparelho. Uma parceria com a Namco resultou no Ridge Racer, um jogo de fliperama baseado na placa do PSX que seria posteriormente usado como jogo-propaganda para o lançamento do console. No dia 3 de dezembro de 1994, o PLAYSTATION foi lançado no Japão, custando 37 mil ienes, aproximadamente R$ 700 reais. O aparelho sumia rapidamente das lojas e foi considerado um dos produtos mais importantes da Sony desde o lançamento do Walkman. Em 1995, o PLAYSTATION dá as caras na feira E3 (Electronics Entertainment Expo) e rouba o show, seduzindo a imprensa e o público americano com suas promessas. E com uma centena de produtores ocidentais, tudo parecia perfeito para o lançamento americano. E assim, no dia 9 de setembro de 1995 a Sony levou às lojas seu novo console custando US$ 299. O primeiro PLAYSTATION ou PSX possuía um estilo típico para sua época, uma “caixa” cinza composta de uma unidade leitora de CD-ROM, ranhuras para memory cards (cartões de memória que armazenam informações dos jogos) e entradas para controles joysticks. Depois disso, a história de sucesso da marca estava traçada. Nos anos seguintes, os sucessores do primeiro PLAYSTATION provaram ser tão ou mais poderosos quanto o original, tornando-se o videogame de maior sucesso da história.
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A linha do tempo
2000
● PSOne, uma re-estilização do console original, menor e com linhas arredondadas.
2001
● PLAYSTATION 2, também conhecido pela sigla PS2, foi lançado com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuía a capacidade de reproduzir filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. O PLAYSTATION 2 vendeu 100 milhões de consoles em 5 anos.
2004
● PLAYSTATION 2 Slim, segunda versão do PLAYSTATION 2, que passou por uma re-estilização ficando 60% menor.
2005
● PLAYSTATION Portable, também conhecido pela sigla PSP, a versão portátil do videogame voltada ao público adulto, podendo reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, acessar a Internet, além, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. Outro atrativo da PSP é sua tela widescreen com alta luminosidade e definição.
2006
● PLAYSTATION 3, console de videogame da sétima geração da Sony, terceiro na série PLAYSTATION. O console foi lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão e no dia 17 nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan. Estava disponível em duas configurações iniciais, o modelo Basic de 20 GB e o Premium de 60 GB. Em 7 de janeiro de 2007, a Sony confirmou que atingiu seu objetivo de vender mais de 1 milhão de unidades na América do Norte. Somente uma semana depois, em 16 de janeiro, confirmou a venda de mais 1 milhão de unidades no Japão, elevando o total de vendas mundialmente para 2.5 milhões.
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A linha do tempo
2000
● PSOne, uma re-estilização do console original, menor e com linhas arredondadas.
2001
● PLAYSTATION 2, também conhecido pela sigla PS2, foi lançado com a promessa de revolucionar o ambiente doméstico, pois possuía a capacidade de reproduzir filmes em DVD e competir com os modernos jogos de computador 3D. O PLAYSTATION 2 vendeu 100 milhões de consoles em 5 anos.
2004
● PLAYSTATION 2 Slim, segunda versão do PLAYSTATION 2, que passou por uma re-estilização ficando 60% menor.
2005
● PLAYSTATION Portable, também conhecido pela sigla PSP, a versão portátil do videogame voltada ao público adulto, podendo reproduzir filmes, visualizar imagens de câmeras digitais, tocar músicas no formato MP3, acessar a Internet, além, é claro, rodar jogos de alta qualidade em qualquer lugar com ajuda de uma bateria recarregável. Outro atrativo da PSP é sua tela widescreen com alta luminosidade e definição.
2006
● PLAYSTATION 3, console de videogame da sétima geração da Sony, terceiro na série PLAYSTATION. O console foi lançado em 11 de novembro de 2006 no Japão e no dia 17 nos Estados Unidos, Canadá, Hong Kong e Taiwan. Estava disponível em duas configurações iniciais, o modelo Basic de 20 GB e o Premium de 60 GB. Em 7 de janeiro de 2007, a Sony confirmou que atingiu seu objetivo de vender mais de 1 milhão de unidades na América do Norte. Somente uma semana depois, em 16 de janeiro, confirmou a venda de mais 1 milhão de unidades no Japão, elevando o total de vendas mundialmente para 2.5 milhões.
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Campanhas que fizeram história
Talvez nenhuma outra marca se comunique tão bem com seus consumidores alvos como a PLAYSTATION. A linha de comunicação de suas campanhas é marcada pela atitude e forte personalidade, sempre com algo esteticamente e conceitualmente diferente do que o mercado pratica. Esse conceito de Disruption é o responsável por tornar a marca o que ela é hoje, fazendo com que os consumidores potenciais do produto criem uma identificação quase surreal com PLAYSTATION. O público alvo é atingido em cheio através de mensagens ardilosas. Suas campanhas não são para serem óbvias, a mensagem não está explícita. E esse é o grande mérito das campanhas, desafiar quem é atingido por ela. Abaixo podemos ver exemplos de propagandas da marca PLAYSTATION (clique em cada imagem para ampliar).
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Campanhas que fizeram história
Talvez nenhuma outra marca se comunique tão bem com seus consumidores alvos como a PLAYSTATION. A linha de comunicação de suas campanhas é marcada pela atitude e forte personalidade, sempre com algo esteticamente e conceitualmente diferente do que o mercado pratica. Esse conceito de Disruption é o responsável por tornar a marca o que ela é hoje, fazendo com que os consumidores potenciais do produto criem uma identificação quase surreal com PLAYSTATION. O público alvo é atingido em cheio através de mensagens ardilosas. Suas campanhas não são para serem óbvias, a mensagem não está explícita. E esse é o grande mérito das campanhas, desafiar quem é atingido por ela. Abaixo podemos ver exemplos de propagandas da marca PLAYSTATION (clique em cada imagem para ampliar).
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Os slogans
This is Living. (Slogan de lançamento do PS3 na Europa em 2006)
This is Living. (Slogan de lançamento do PS3 na Europa em 2006)
PLAY B3YOUND. (O número 3 substitui a letra E em “BEYOND”, relembrando o slogan de lançamento do PLAYSTATION original: “u r not e”)
WELCOME CHANG3. (PLAYSTATION 3)
Live In Your World. Play In Ours. (PLAYSTATION 2)
PLAYSTATION 2. THE THIRD PLACE. (PLAYSTATION 2)
Fun Anyone? (2003, PLAYSTATION 2)
Wherever, Whenever, Forever. (PLAYSTATION)
Do Not Underestimate The Power Of The PlayStation. (PLAYSTATION)
-Do Not Underestimate The Power Of The PlayStation. (PLAYSTATION)
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PLAYSTATION.
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca PLAYSTATION.
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Você sabia?
Você sabia?
● Desde seu lançamento em 1995, a marca PLAYSTATION já vendeu mais de 210 milhões de videogames, sendo 10 milhões apenas nos dois primeiros anos.
● Cerca de 7.743 jogos foram lançados para o console PLAYSTATION desde seu lançamento.
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