7.8.07

YOUTUBE

Crescimento rápido, controle dos usuários, promoção boca á boca e ávidos competidores. Bem vindo ao mundo do YOUTUBE. O site que permite aos internautas terem acesso a tantos arquivos de vídeos quanto sejam capazes de carregá-los, assisti-los e postá-los, além de criar espaços para comentários e grupos de discussão, virou um fenômeno na Internet e uma mania mundial.-
-
-
A história
O YOUTUBE foi criado em 2005 pelos norte-americanos Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim, ex-funcionários do serviço de pagamento pela internet PayPal, na cidade de San Mateo, estado da Califórnia, quando os mesmos perceberam a enorme dificuldade, em virtude do tamanho, de mandar um vídeo para os amigos por e-mail. Então, da garagem da residência de um deles, surgiu a idéia de criar um site para compartilhar esses vídeos. A grande novidade foi o modo como os vídeos eram transmitidos. Antes era possível somente transmiti-los pela internet via Streaming, o que requeria um grande tráfego e enormes recursos do servidor. A grande idéia foi transformar os vídeos em animações do flash, precisando assim de bem menos tráfego e recursos, tanto do servidor quanto do cliente. Tinham uma idéia na cabeça e pouco dinheiro no bolso. Eles então usaram o saldo do cartão de crédito de Chen, fazendo com que o YOUTUBE fosse ao ar em 5 de maio deste mesmo ano como uma amostra do que seria o novo sistema; e com US$ 3.5 milhões, investidos pela Sequoia Capital, o YOUTUBE estreou oficialmente em dezembro. A origem de seu nome é curiosa. Surgiu da união do pronome pessoal you (você em inglês) com o substantivo tube (tubo), uma gíria utilizada para designar a televisão. O sucesso começou em março de 2006 quando cerca de 20 mil novos vídeos eram postados diariamente e as visualizações diárias eram estimadas na casa dos milhões. Um fenômeno causado pela divulgação boca a boca com adolescentes postando clipes de televisão, erros de gravação (bloopers) e filmes amadores caseiros. Mas também pelo alto investimento, cerca de US$ 8 milhões, feitos novamente pela Sequoia Capital, em abril. Em 9 de outubro de 2006, o Google, comprou a empresa pela quantia de US$ 1.65 bilhão. Hoje se transformou em um hábito: Perdeu na TV? Veja no YOUTUBE. É comum internautas que perderam alguma coisa importante ou curiosa na televisão tentarem recuperar o material pelo YOUTUBE, darem uma olhada nos filmes amadores, em fatos importantes do dia ou da semana e também, se houver tempo, uma espiada nas curiosidades caseiras postadas por pessoas do mundo inteiro. A vantagem em relação aos seus mais recentes concorrentes: Ali a duração média dos filmes é de apenas 4 minutos. O YOUTUBE foi capaz de ensinar as televisões e ao próprio Google a lidar com vídeos na Internet.
-
-
A marca no mundo
O YOUTUBE detém cerca de 43% de todas as visitas a sites de vídeo, onde diariamente são vistos mais de 100 milhões de vídeos por cerca de 19.6 milhões de internautas. Hoje, tem cerca de 4% da audiência global diária, enquanto a famosa rede social My Space, onde também é possível ter acesso a vídeos, está com 3.5% da audiência mundial. O YOUTUBE é o 4º site mais visitado da Internet.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca YOU TUBE.
-

---
-
Você sabia?
Segundo estatísticas, para assistir a todos os vídeos postados no YOUTUBE até agosto de 2006, era preciso 9.305 anos.
-