16.8.07

OAKLEY

A californiana OAKLEY, que ganhou notoriedade com os desenhos espalhafatosos de seus óculos, tornou-se uma das marcas mais luxuosas do mundo, utilizando tecnologia de ponta aliada a uma linha de design futurista. A marca inflama a imaginação das pessoas pela fusão da arte com a ciência, com óculos de sol inovadores, líderes de mercado e premiados.
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A história
Tudo começou em 1975 quando o “cientista maluco” Jim Jannard, munido de apenas US$ 300 e um laboratório improvisado na garagem de sua casa criou manoplas de motocicletas (capas que revestem as extremidades do guidão) com design e material inovadores - de forma orbicular, projetadas para receber a mão do piloto que, feitas de unobtanium, que proporcionavam adesão perfeita quando em contato com a água. Sua próxima invenção, em 1980, foi o óculos para a prática do motocross O Frame MX, conhecidos como Goggles, com designer curvilíneo e lentes especiais, que rapidamente encontrou adeptos em atletas profissionais como Mark Barnett, Marty Smith, Johnny O‘Mara e Jeff Ward. Rapidamente os óculos ganharam a reputação de qualidade e estilo único, levando a OAKLEY a se expandir e ficar conhecida.
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Em 1984, baseada na experiência adquirida na produção e desenvolvimento dos óculos para motocross, a empresa lançou seus primeiros óculos escuros para sol chamado Eyeshades, além de introduzir os chamados O Frame Snow, óculos especiais para a prática de esqui na neve. A marca OAKLEY registrou cerca de 600 patentes e 800 marcas, incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos como M Frames, Sub Zeros, Moons, The X-Metal, Eye Jackets, entre outros modelos. A empresa utiliza desde materiais como Titânio até Kevlar na confecção de seus óculos. A marca em 2002 lançou nada menos que 413 novos produtos. Somente em julho de 1999 a marca inaugurou sua primeira loja própria, chamada O Store, na cidade de Irvine, estado da Califórnia. O sucesso da loja, levou a inauguração de seu primeiro Outlet na cidade de Milpitas na Califórnia. Aos poucos a marca foi expandindo seus produtos e ao mesmo tempo, que quebrou as barreiras da tecnologia em óculos, que vão desde US$ 65 à US$ 375, lançou-se no mercado de calçados, relógios, vestuário e demais acessórios esportivos.
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A linha do tempo
1993
● RX Division
, divisão de prescrição da OAKLEY para atuar em três áreas: as lentes solares com prescrição, as armações de receituário e o laboratório que atende todo o mercado norte-americano.
1998
Lançamento da mochila Icon Backpack com alta tecnologia, desenvolvida para esportes radicais como alpinismo.
Também neste mesmo ano a marca introduziu seus primeiros calçados esportivos chamados O Shoes, vendidos ao preço de US$ 125; além de seus primeiros relógios de pulso chamados Time Bomb, com preços que variavam entre US$ 1.300 e US$ 1.500.
2002
● Assault Boot
, espécie de bota de assalto para combate, feitas primeiramente a pedido do exército dos Estados Unidos, para serem utilizadas pela Força Especial de Elite (Elite Special Force). A bota era confeccionada com material extremamente leve e antifogo, possuindo sistema anti-shock e design atlético.
2004
● Thump
, primeiro modelo de óculos eletrônico da indústria mundial, integrado a um MP3 Player. O design revolucionário integrava harmoniosamente um aparelho de áudio e fones de ouvido diretamente em uma armação. Não havia mais fios, somente ótica de alta performance moldada com um mecanismo de áudio digital de última geração. Um sucesso de vendas nos Estados Unidos.
2005
● Razrwire
, primeiro óculos do mundo com capacidade para conectar-se à celulares habilitados com tecnologia Bluetooth e wireless (sem fios), produzido em parceria com a Motorola.
2006
O ROKR, óculos com telefone e tocador de mp3, desenvolvido, mais uma vez, em parceria com a Motorola, utilizando a tecnologia Bluetooth. Além de fazer e receber as ligações, o dispositivo também permite receber canções estéreo no celular, enviados por tocadores de música ou outros dispositivos equipados com essa tecnologia.
2007
Lançamento da primeira linha de óculos exclusivamente voltada para mulheres.
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Na imagens abaixo podemos acompanhar alguns ícones da marca OAKLEY lançados ao longos dos tempos.
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A evolução visual
O logotipo da OAKLEY mudou bastante no decorrer dos anos como podemos ver na imagem abaixo, especialmente na década de 90.

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A sede
Para conhecer a fundo o universo da marca OAKLEY é preciso ter o privilégio, destinado a poucos, de poder entrar em seu Headquarters (como os americanos chamam a sede principal de uma empresa), tendo a chance de circular em áreas muito restritas. O futurístico e louco quartel general da marca, localizado em Foothill Ranch, a uns 30 minutos de Orange County na Califórnia, é absolutamente diferente de tudo e tem a alma da OAKLEY. A primeira visão que se tem daquela fachada é algo inesquecível para toda a vida. Principalmente com o azul do céu californiano como moldura. Parece até que uma filial de Hollywood se instalou ali com um cenário de ficção científica, de filmes como Guerra nas estrelas, Blade Runner ou Alien. Mas a One Icon (nome oficial da sede que, traduzido, significa “ícone número um”, é uma alusão ao “O” de Oakley usado como ícone no logotipo), construída em 1997 ao custo de US$ 35 milhões, está muito longe de ser ficção. Porém, o verdadeiro show começa ao entrar no prédio. É comum se deparar com funcionários chegando de skate, outros do departamento de design estacionando suas bicicletas na porta da sala na volta do almoço e também funcionário andando em meio ao escritório com seu cão. A arquitetura do hall de entrada reproduz a nave de uma grande catedral, porém sem conotações religiosas e com toda a reprodução do DNA OAKLEY em seu interior: um clima meio sombrio com ares urbanos, cheio de atitude, com um gigante exaustor em uma das extremidades, tubulações, canos, e arruelas enormes. Além disso, um torpedo da marinha norte-americana, provavelmente usado na Segunda Guerra, e um carro de corridas com um ar futurista, decoram o hall. Na outra extremidade, duas áreas são reservadas a uma O Store (nome das lojas OAKLEY quando atua diretamente no varejo), pois a sede é visitada diariamente por muitas pessoas, sedentas para banharem-se do espírito da marca e conhecer mais de perto o império criado por Jim Jannard. O local mais bem guardado da sede é o departamento de design. O prédio também abriga um pequeno museu, que reúne peças e campanhas publicitárias lançadas no decorrer dos anos, inclusive as manoplas originais, primeiro produto da marca; um sensacional teatro high-tech, com capacidade para 500 pessoas, onde ocorrem muitos eventos de vários tipos; uma quadra de basquete oficial com as cores do Chicago Bulls (preto e vermelho), que além de servir para recreação dos funcionários, o espaço é utilizado por atletas e profissionais para testes de produtos e também para treino das equipes de basquete da NBA (a National Basketball Association) que, quando estão na região, dão uma passada por lá. E a razão do time de Michael Jordan “estampar” a quadra é que, durante muitos anos, o astro do basquete mundial nos anos 90 foi um grande parceiro da OAKLEY, participando, inclusive, do conselho de administração da empresa e atuando como colaborador no desenho de um dos modelos e garoto-propaganda.
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A marca no mundo
A OAKLEY possui mais de 220 lojas próprias, estando presente em 110 países, com um faturamento de US$ 761 milhões e 3.400 funcionários. Cerca de 76% do seu mercado é composto pela venda de óculos 56% nos Estados Unidos, 44% em outros países.
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A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca OAKLEY.
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Você sabia?
Oakley era originalmente o nome da cadela, uma setter irlandesa, do fundador da empresa Jim Jannard.
Durante muitos anos o astro Michael Jordan foi um grande parceiro da OAKLEY, participando, inclusive, do conselho de administração da empresa e atuando como colaborador no desenho de um dos modelos e garoto-propaganda.
A OAKLEY é considerada uma das marcas mais luxuosas do mundo, ao lado de grifes como Audi, Absolut Vodka e Louis Vuitton.
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