15.8.07

YAHOO!

Nele você pode encontrar de tudo, desde notícias, sala de conversação, checagem de E-mails e até mesmo fazer uma simples busca. O nome é complicado de pronunciar, mas tenha certeza que todas as pessoas que navegam pela Internet o conhecem. O YAHOO! é a principal “porta de entrada” da Internet para os internautas. Ele mudou a forma como as pessoas se comunicam, compartilham e criam informações.
-
--
A história
A idéia para concepção do portal YAHOO! Começou em 1994 como hobby de dois estudantes, candidatos a p.h.d em engenharia elétrica na universidade de Stanford, sendo desenvolvido dentro do campus da própria universidade. Os estudantes David Filo e Jerry Yang, nascido em Taiwan, iniciaram fazendo uma lista de suas páginas preferidas na Internet. Passaram a dedicar-se mais ao seu hobby do que aos seus estudos, culminando com um dos negócios mais extraordinários da Internet. Como a lista de sites favoritos estava enorme, os dois estudantes resolveram dividi-la em categorias e depois em subcategorias. Estava criado um novo conceito. O novo site, primeiro realmente popular a catalogar endereços para consulta, foi ao ar em abril com o nome de “Jerry’s Guide to the World Wide Web”, mas não demorou muito para trocado para YAHOO!, que significa “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, apesar dos fundadores insistirem que o nome foi escolhido devido a sua definição geral: rude, sem sofisticação, simples.
-
Nesta época as páginas eram indexadas manualmente. Logo em seu primeiro ano rompeu a barreira de um milhão de acessos diários. Tendo em vista o grande potencial do negócio, a empresa começou a recrutar profissionais experientes para desenvolver ainda mais rapidamente. Começaram a surgir então outros serviços e o Yahoo! torna-se mais global com o lançamento do YAHOO! Japão, Canadá, Reino Unido, Alemanha e França. Neste ano, é exibido o primeiro comercial na televisão com o slogan que ficaria famoso: Do you Yahoo!? Enquanto a popularidade do YAHOO! crescia, novos serviços iam surgindo, tornando o site uma parada obrigatória para todas novas tendências da Internet. Em novembro de 1997, atingia a incrível marca de 25 milhões de usuários, transformando-se no site mais visitado do mundo. Finalmente em junho de 1999 é lançado o YAHOO! Brasil. Na época, o portal já tinha se espalhado pela Europa, Ásia, Oceania e América. Esta época foi marcada por importantes aquisições como a compra do GeoCities, especializado em hospedagem de páginas da Internet, por impressionantes US$ 3.6 bilhões. Após a aquisição do Inktomi em 2003, o YAHOO! passa a desenvolver sua nova tecnologia de busca, que seria finalmente lançada em fevereiro de 2004.
-
-
A linha do tempo
1996
Lançamento do Yahooligans! (um guia direcionado para crianças com idéias e ensinamentos para navegaram melhor pela Internet).
1997
Ao comprar o RocketMail, lança um de seus produtos mais famosos: o Yahoo! Mail, um serviço gratuito de E-mails com 1GB de capacidade. Para se ter uma idéia do (mega) tamanho do Yahoo! Mail, basta imaginar que, todos os dias, o volume de E-mails supera em 16 vezes o número de cartas entregues pelos correios. O serviço conta com 250 milhões de contas de E-mail.
Ainda neste ano surgem o Yahoo! Sports (seção de informações e notícias esportivas), o Yahoo! Travel (seção dedicada ao turismo e viagens, oferecendo serviços de reservas e dicas), o Yahoo! Classifieds (seção de classificados), o Yahoo! Chat (seção de bate-papo) e o My Yahoo! (serviço de personalização da página do portal, podendo escolher quais serviços e informações o usuário quer visualizar).
1998
Lançamento dos serviços Yahoo! Shopping (seção de compras), Yahoo! Auctions (seção que foi encerrada recentemente), Yahoo! Games (seção de jogos on-line), Yahoo! Movies (seção com informações de filme como trailers, resenhas de usuários, sinopse, elenco, fotos, críticas e notícias) e das versões locais em espanhol e chinês.
1999
Lançamento do Yahoo! Messenger (serviço de mensagem instantânea) e do Yahoo! Mobile (um serviço móvel para receber e acessar a todas as informações do portal no celular).
2001
Dê olho no mercado do mercado de recolocação profissional, a empresa adquire o HotJobs.
Neste mesmo ano foi lançado o Yahoo! Groups (serviço muito popular de criação de mailing lists por assunto de interesse).
2004
Lançamento do Yahoo! Auto, (seção com informações como tendências e últimos lançamentos, e pesquisas sobre o mercado de automóveis novos e usados).
2005
Lançamento dos serviços Yahoo! Podcast (seção para encontrar e assinar esses arquivos de áudio), Yahoo! Answers (serviço que permite a todo usuário cadastrado no portal realizar perguntas ou responder aquelas feitas por outros usuários), Yahoo! 360° (serviço que integra produtos já existentes como mensagens instantâneas, fotos, busca local, músicas e grupos, a novos produtos, como blogs e social networking), Yahoo! Maps (serviço de mapeamento on-line) e Yahoo! Music (serviço pago que oferece download de músicas com qualidade de CD, utilizando todos os recursos da Web).
Na área de aquisições comprou o Flickr, um serviço de armazenamento e compartilhamento de fotografias e imagens; e o del.icio.us um serviço on-line que permite adicionar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto.
2006
Lançamento do Yahoo! Video (seção que facilita a produção e compartilhamento de vídeos on-line).
-
--
A evolução visual
No começo de tudo, o YAHOO! nada mais era do que uma pequena lista de sites organizados por assunto. Nada de E-mail, Grupos, Chat ou Messenger, mas somente o diretório. Até a cor do logotipo era outra, e ainda exibia um engraçado chapéu de mago roxo.
-
-
Em 1996 o logotipo começa a ficar parecido com o que existe hoje. Em 2004 a página do YAHOO! passa por uma grande reformulação, que a deixa como é hoje. Ela está mais rápida de carregar, os produtos ganharam destaque, há mais espaço para entretenimento e o recém inaugurado Mais Buscados do Yahoo!
-
-
-
O valor
Segundo a consultoria britânica InterBrand, somente a marca YAHOO! está avaliada em US$ 6.06 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
-
-
A marca no mundo
Atualmente o YAHOO!, com sede na cidade californiana de Sunnyvale, à apenas 8 quilômetros da sede do Google, é líder global em comunicações na internet, sendo o maior portal de notícias e pesquisas da Internet em tamanho de tráfego e propaganda, possuindo 25 sites internacionais em 13 línguas diferentes. Mais de 600 milhões de acessos mensais, fazem da empresa uma das mais conhecidas e utilizadas da internet com faturamento de US$ 6.4 bilhões. A principal audiência vem do acesso a e-mail, arquivo fotográfico, blogs e grupos. A empresa conta ainda com escritórios na Europa, Ásia América Latina e Canadá. YAHOO! é o site mais acessado da Internet, recebendo mais de 20 milhões de visitas diariamente.
-
-
A marca em imagens
Clique nas imagens abaixo para ampliar e conhecer um pouco mais sobre a marca YAHOO.
-

-
-
-
Você sabia?
Em Portugal a versão brasileira é usada pois não existe um portal local do YAHOO! naquele país.
É absolutamente normal que tragédias mundiais elevem o tráfego na área de notícias na Internet. Mas nada comparado ao aumento da audiência no YAHOO! Notícias logo após o 11 de setembro e a tragédia do tsunami na Ásia. Em ambos os casos, o tráfego subiu mais de 130% de uma semana para outra.
-